//
you’re reading...

V.5 | N.1 | 2020

É POSSÍVEL A UTILIZAÇÃO DE MEDIDAS DO NÍVEL DE REABSORÇÃO ÓSSEA ALVEOLAR NA MAXILA E MANDÍBULA PARA A ESTIMATIVA DE DESTREZA MANUAL? UM ESTUDO PILOTO.

Rafaela Manente
Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Emerson de Medeiros Vieira
Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Paula Barreto Costa
Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Patologia e Medicina Legal. Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Ricardo Henrique Alves da Silva
Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Departamento de Estomatologia, Saúde Coletiva e Odontologia Legal. Ribeirão Preto, SP, Brasil.

RESUMO
A Antropologia Forense visa estimar, por meio da análise de remanescentes ósseos, características como idade, sexo, ancestralidade, estatura e destreza manual para estabelecer o perfil antropológico. Este estudo piloto, partindo da hipótese de que o lado dominante, que guarda relação com a destreza manual, pode influenciar algumas estruturas ósseas, objetivou testar a estimativa de destreza manual analisando o nível de reabsorção óssea alveolar em maxila e mandíbula, baseado na possível assimetria óssea alveolar existente entre os dentes e seus contralaterais de acordo com a dominância lateral exercida por uma pessoa ocasionada por traumas biomecânicos durante a escovação dental ao longo da vida. A amostra foi composta por 30 ossadas do Laboratório de Antropologia Forense do Centro de Medicina Legal. A mensuração do nível de reabsorção óssea alveolar foi realizada através de um paquímetro digital para determinar a distância entre a junção cemento-esmalte e o rebordo alveolar. Os dados obtidos foram analisados por meio de estatística descritiva, verificando uma diferença no nível de reabsorção óssea entre os dentes e seus contralaterais e o resultado do lado com maior reabsorção foi comparado com o resultado do respectivo laudo antropológico. O resultado da metodologia testada com o laudo antropológico foi coincidente em 14 maxilas (46,66%) e em 12 mandíbulas (40,00%), sendo possível concluir, com base na metodologia proposta e na amostra estudada neste estudo piloto, que o método não foi aplicável para estimativa da destreza manual.

Palavras-chave: Antropologia Forense. Odontologia Legal. Reabsorção Óssea.


DOI: 10.51147/rcml043.2020


TEXTO COMPLETO EM PDF